segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Sim ou não?

Está é mais uma pergunta que o site JW se propõe responder.

Mas claro que a resposta é sim! Este artigo do site JW em nenhum momento reconhece que a TNM foi alterada para se adequar às crenças das Testemunhas. O artigo restringe-se a dizer que a Bíblia não apoia a Trindade e nem o inferno de fogo, mas essas doutrinas são muito controversas e o fato de a Torre de Vigia ´ser muito instável em suas doutrinas, com um contínuo pisca-pisca, devia servir de alerta para o perigo de alterar a Bíblia ao sabor dos ventos do "entendimento atual".


Um exemplo deste perigo é o que aconteceu com a fraseologia sobre o "escravo fiel e discreto".


O livro Proclamadores cita uma frase de Sentinela do tempo de Rússell que faz referência às palavras de Mateus, que fala do escravo, ou servo, como "Prudente".


"Quem é, pois, esse servo fiel e prudente a quem seu Senhor constituiu sobre a sua casa’ para dar o sustento a seu tempo?" (Proclamadores, página 142)


Então fizeram a TNM e o Escravo virou "Discreto", sabe-se lá por qual razão.


(Mateus 24:45) . . .“Quem é realmente o escravo fiel e discreto . . .





Mas a nova versão revisou o versículo e o Escravo voltou a ser "Prudente".


(Mateus 24:45) . . .“Quem é realmente o escravo fiel e prudente. . .


Quer dizer, se a tradução correta do versículo é "prudente", então os tradutores da TNM cometeram um erro em traduzir as primeiras versões por "discreto".


Fica assim provado que tomar para si a liberdade de traduzir a Bíblia ao sabor do "entendimento atual" é muito perigoso.


Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová - o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham ofensa gratuita a pessoas ou religiões não serão publicados. Isso não deve inibir suas críticas, mas apenas incentivá-lo a que as façam com reflexão e para o benefício de todos. Testemunhas de Jeová que me visitam, fiquem à vontade para se expressar; não há necessidade de se identificar, pois entendo exatamente a situação de vocês. Abraço a todos.